sexta-feira, 13 de janeiro de 2017
Cirurgia adenoide em criança bem pequenas
Adenoidectomia, como é chamada a cirurgia para retirar a adenoide, e bem comum em crianças em torno de 3 a 5 anos. Devido ao crescimento da adenoide se dar até essa idade. Mas, algumas vezes, raramente, ocorre um crescimento excessivo da adenoide em crianças bem menores.
Com a adenoide aumentada há um acumulo excessivo de secreções nas vias aéreas superiores que podem levar a proliferação de bactérias e consequentemente á infecções recorrentes.
A criança começa a ter muita infecção de ouvido (otite), sinusite... com uso excessivo de antibiótico. Geralmente a criança só fica bem quando está em uso do antibiótico.
Além disso a criança não dorme bem a noite, respira pelo boca, chora toda hora a noite e apresenta apnéia (pausas na respiração).
A criança também se alimenta mal, devido á dificuldade de respirar pelo nariz e pelo uso de antibiótico.
Tudo isso começa a prejudicar o crescimento da criança, ganho de peso e aumento da estatura e também o próprio desenvolvimento da criança. Toda a energia dela vai para combater essas infecções e a própria falta de sono prejudica seu crescimento.
O acumulo de secreçao constante pode tambem com o tempo afetar a audição.
Quando chega a esse ponto e se diagnostica pelo RX de cavun o aumento adenoide, há a indicação de cirurgia. E lógico que esse diagnóstico deve ser feito pelo médico. E a decisão pela cirurgia por vocês pais junto com o otorrino para que futuros problemas mais sérios possam ser evitados.
E importante que você, mãe, saiba da existência desse problema em crianças pequenas, menores de 1 ano para seu esclarecimento e questionamento com o pediatra caso seu filho tenha esses sintomas.
A cirurgia é simples, a anestesia inalatória e com risco praticamente zero. É bem rápida a cirurgia, em torno de 30 minutos.
Após 3 dias, aproximadamente, a crianças demonstra melhora drástica. É uma evolução quase que instantânea. É um alivio para os pais.
Com certeza, optar pela cirurgia juntamente com o otorrino. é a melhor opção.
terça-feira, 3 de janeiro de 2017
Assinar:
Postagens (Atom)