segunda-feira, 24 de abril de 2017

Criança com dor subita ao pisar no chão ou mancando, o que será?



Segundo o site do Hospital Israelita Albert Einstein, Sinovite Transitória do Quadril é um problema inflamatório, autolimitado e não específico, que envolve a articulação do quadril - localizada entre a bacia e a coxa. Como o próprio nome diz, é transitório e se cura espontaneamente.













Sinais:

  •     A criança está mancando ou não consegue apoiar o membro inferior no solo.
  •     Sente dor localizada na face anterior (na parte da frente) do quadril e da coxa, podendo atingir o joelho.
  •     Frequentemente a doença ocorre durante ou após um quadro viral. Porém, algumas vezes, a dor no quadril aparece antes.
  •     Algumas doenças alérgicas também podem desencadear um processo inflamatório nas articulações, semelhantes à sinovite transitória.
  •     Geralmente a movimentação do quadril é acompanhada de dor.

Recomendações:


Mantenha a criança em repouso, na posição mais confortável, evitando ao máximo que ela sustente o peso do próprio corpo com os pés no solo.
É possível que o médico solicite exames complementares para identificar a doença e descartar outros diagnósticos. A radiografia simples não identifica a sinovite, porém pode afastar outras causas de dor no quadril da criança.
Medicamentos podem ser prescritos - como analgésicos e anti-inflamatórios -, que devem ser utilizados conforme orientação médica.
Como a evolução da Sinovite Transitória do Quadril pode variar e a exclusão de diagnóstico diferencial é importante após alguns dias.
Para melhor acompanhamento, após a consulta no Pronto Atendimento, deve-se agendar retorno com seu médico particular, levar os exames solicitados e realizar o acompanhamento ambulatorial. Essa nova avaliação deve ser feita em aproximadamente uma semana.

Se você não possui um médico particular, entre em contato com o Hospital Israelita Albert Einstein pelo telefone +55 (11) 2151-1233, opção 3, e solicite a indicação de um Ortopedista, especialista em Pediatria.

O diagnóstico é feito através dos exames como raio-x e ultrassonografia. Mas para despistar outras doenças que também podem levar aos mesmos sintomas, como Legg Perthes Calvés, tumores ou doenças reumáticas, o médico pode solicitar uma ressonância magnética e a aspiração do conteúdo da articulação, sob anestesia geral.

O vídeo abaixo de um neuro pediatra explica bem sobre o assunto:


O site abaixo traz depoimentos de mães que passarem por esse processo.

https://brasil.babycenter.com/thread/1884757/bebe-mancando-de-repente-sem-queixas-de-dor

Nenhum comentário:

Postar um comentário