domingo, 29 de novembro de 2015

Assaduras: Você sabe como evitar?



Assadura (observe que não está presente dentro da virilha)

    As assaduras são causadas pelo contato da pele do bebe com o cocô e xixi. As assaduras no bebê podem ser evitadas com cuidados diários simples.

1- Troque a frauda sempre que seu filho fizer xixi ou cocô.

2- O banho de sol diário peladinho, inclusive sem fralda, ajuda muito. O sol é cicatrizante e ajuda a secar bem as dobrinhas do bebê.

3- Use algodão (eu gosto do disco de algodão) molhado na água morna para trocá-lo em casa. Deixe o lenço umedecido para usar fora de casa, pois este pode causar irritação na pele do bebê e confundir com assadura.

4- Use qualquer pomada de assadura que tiver na farmácia todas são boas, mas passe bem superficial e poucas vezes ao dia. Não use hipoglós (muito aderente a pele).

5- Algumas fraudas são melhores, pois absorvem melhor o xixi, evitando o contato do bumbum com ele. 


OBS: Existe uma doencinha, a "Candidíase", que pode provocar uma reação no bumbum do bebê muito parecida com assadura, mas neste caso, é preciso tratamento adequado com medicação própria. Então se seu filho tiver uma assadura que não está melhorando nada com os cuidados de higiene, procure um médico.

Como diferenciar a "Candidíase" da assadura?

    A Candidíase é uma doença fúngica que acomete o bebê principalmente na boca (sapinho) e a região genital. Na candidíase aparece pequenas bolhinhas principalmente ao redor das manchas vermelhas. E uma forma de diferenciar, que aprendi com uma amigo médico Dr. Roander, a assadura por ser causada pelo contato com o cocô principalmente, vai ficar vermelha na área exposta, já a candidíase causada mais por umidade, o vermelhão aparece também dentro das dobrinhas e virilhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário