domingo, 7 de fevereiro de 2016

"Shantala" no rosto: expressão melhor dos sentimentos.

  Você sabe o que é"shantala"?

E uma massagem indiana feita em bebês, que segundo especialistas melhorem os sono do bebê, o ganho de peso e os deixam mais calmos, mais ativos e alertas e tornam-se mais conscientes do que os rodeia.

Antes de tudo, é importante saber que cada criança tem seu ritmo e estilo próprios e seu sinal de satisfação é o melhor indício para saber se os movimentos estão adequados. 

Recomendações gerais:

  • Indicado a partir do primeiro mês, quando os bebês passam mais tempo acordados.
  • Não faça massagens quando o bebê estiver com fome, após as mamadas ou refeições, quando estiver com febre, resfriado ou diarréia.
  • Nunca acorde seu filho para massageá-lo.
  • Não use anéis, pulseiras ou outros adornos que possam machucar o bebê.
  • Durante a massagem olhe e converse com ele. Cantar ou colocar música ajudam no relaxamento.
  • Repita cada movimento cerca de três a quatro vezes. Não é regra, depende da criança.

Preparativos:
  • Se quiser pode usar um produto emoliente, com algum óleo ou cremes recomendados para bebês, e cuidado com alergias e fica atento á qualquer sinal de reação alérgica ao produto e não usar no rosto e nas mãos.
  • Deixe a criança totalmente sem roupa.
  • Em um local confortável e tranquilo.
  • Antes de iniciar aqueça as mãos, friccionando-as uma na outra.

Começando pelo rosto:

A massagem no rosto estimula a musculatura, preparando o bebê para expressar melhor seus sentimentos. O rosto é uma das áreas mais sensíveis do bebê, por isso o toque tem que ser especialmente suave.

Com o polegares no centro da testa,a afaste-os, seguindo para o lado, acompanhando a linha da sobrancelha. Repita 4 vezes, avançando sempre mais, até contornar os olhos.

A partir do centro da testa, deslize os polegares suavemente, passando pelas laterais do nariz em direção as bochechas.

Deslize os polegares partindo das sobrancelhas, passando pelos olhos (fechando-os), pelas bochechas, até os maxilares. Continue o movimento, acompanhando o maxilar até as orelhas.

Imagem ilustrativa:



sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Sabonete líquido?

 

 

A pele do bebe é muito sensível e susceptível à reações alérgicas quando em contato com qualquer tipo de produto, além do cheiro dos produtos poderem provocar reações alérgicas respiratórias.

   Então, como escolher o sabonete certo para o seu bebê?

   Não existe uma regra. Qualquer produto usado pode provocar alergias. Caso ocorra qualquer reação pare de usar o produto.

   Use sempre o mais neutro possível, que são os amarelinho, geralmente. E com menos cheiro possível.

   Dê preferência aos sabonetes líquidos. Por que? Porque o que é usado com seu filho vai embora pelo ralo junto com a sujeira e possíveis microorganismo. Já o sabonete em barra, você passa a mão na sujeira e no sabonete várias vezes, então ele é contaminado. E pode haver ali uma proliferação de microorganismo. Nada higiênico.

  Na verdade, não só aos bebês, mas todos nós só deveríamos usar sabonetes líquidos, principalmente para lavar as mão.

 Cuide de seu bebê da maneira certa e mais segura. Use sabonete líquido.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

O "5 SENTIDOS"do amor



 
 Todos os pais querem que seus filhos cresçam capazes de serem independentes e felizes e o vínculo das crianças com a mãe e com o pai é fundamental para que isso aconteça. Esse amor fundamental para que a criança tenha um desenvolvimento melhor e seja realizada socialmente.

  Desde a barriga a mãe pode ter contatos com seu bebê através da voz e do toque. E após o nascimento, a amamentação (PALADAR) é uma das experiências mais importantes para a criança, porque envolve todos os sentidos: paladar, olhar, toque, olfato e até audição.

   Colocar o bebê em contato com a pele da mãe, faz com que o bebê se acalme ao sentir o cheiro (OLFATO) de sua mãe. Isso é, extremamente nítido, quando ao nascer, ainda na sala do parto, coloca-se o recém-nascido próximo à mãe e ele para de chorar imediatamente.  Esse contato dá segurança para a criança.

 O olhar é uma das principais formas de comunicação que os pais tem com seus bebês.  A mãe, principalmente, deve transmitir através do olhar (VISÃO) sentimentos de alegria e amor, porque assim o bebê se sentirá aceito a amado. Segundo especialistas o olhar nos olhos da criança fará com que ela desenvolva a capacidade de fixar o olhar e compreender as emoções, além de desenvolver sua inteligência e a capacidade de atenção.

   Por meio do canto e da fala (AUDIÇÃO) a mãe ajuda o bebê a acalmar e a se ambientar ao seu novo mundo. Especialistas dizem que é importante cantar, conversar e até mesmo contar histórias a partir da 20a semana de gestação.

   O Carinho, a massagem, o abraço e o beijo (TATO) fortalecem o vínculo entre os pais e seus filhos.
Estudos mostram que bebês massageados dormem melhor, ganham mais peso, choram menos e ficam mais ativos e alertas e tornam-se mais conscientes do que os rodeiam.

   Papais e mamães demonstrem amor ao seu pequeno, isso o ajudará a enfrentar melhor a vida!


 

 



 

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Bexiga não é brinquedo para as crianças... pode matar!




Uma criança enquanto brinca com a bexiga cheia sem problema, mas se ela estourar e a criança resolver colocá-la na boca, risco enorme. A bexiga obstrui a passagem de ar levando á parada respiratória e óbito.

  Segundo estatísticas somente uma criança escapou desse tipo de acidente com bexiga (balões).

   Bexiga não é brinquedo para crianças... pode matar! Vamos proteger nossas crianças!

   Abaixo relato na íntegra de mãe no facebook