quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016
O "5 SENTIDOS"do amor
Todos os pais querem que seus filhos cresçam capazes de serem independentes e felizes e o vínculo das crianças com a mãe e com o pai é fundamental para que isso aconteça. Esse amor fundamental para que a criança tenha um desenvolvimento melhor e seja realizada socialmente.
Desde a barriga a mãe pode ter contatos com seu bebê através da voz e do toque. E após o nascimento, a amamentação (PALADAR) é uma das experiências mais importantes para a criança, porque envolve todos os sentidos: paladar, olhar, toque, olfato e até audição.
Colocar o bebê em contato com a pele da mãe, faz com que o bebê se acalme ao sentir o cheiro (OLFATO) de sua mãe. Isso é, extremamente nítido, quando ao nascer, ainda na sala do parto, coloca-se o recém-nascido próximo à mãe e ele para de chorar imediatamente. Esse contato dá segurança para a criança.
O olhar é uma das principais formas de comunicação que os pais tem com seus bebês. A mãe, principalmente, deve transmitir através do olhar (VISÃO) sentimentos de alegria e amor, porque assim o bebê se sentirá aceito a amado. Segundo especialistas o olhar nos olhos da criança fará com que ela desenvolva a capacidade de fixar o olhar e compreender as emoções, além de desenvolver sua inteligência e a capacidade de atenção.
Por meio do canto e da fala (AUDIÇÃO) a mãe ajuda o bebê a acalmar e a se ambientar ao seu novo mundo. Especialistas dizem que é importante cantar, conversar e até mesmo contar histórias a partir da 20a semana de gestação.
O Carinho, a massagem, o abraço e o beijo (TATO) fortalecem o vínculo entre os pais e seus filhos.
Estudos mostram que bebês massageados dormem melhor, ganham mais peso, choram menos e ficam mais ativos e alertas e tornam-se mais conscientes do que os rodeiam.
Papais e mamães demonstrem amor ao seu pequeno, isso o ajudará a enfrentar melhor a vida!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário