\ Não existe uma regra definida, mas eu tenho uma dica que deu certo com minha filha mais velha e agora está dando com meu caçulinha.
Deve ser iniciado após os seis meses de idade, até aí de preferência somente leite materno.
No primeiro mês introduza café da manhã, almoço e café da tarde.
- No café da manhã de suco de frutas. Não existe contra-indicação de frutas, qualquer suco pode ser dado, só cuidado com frutas com muita acidez, que pode queimar a boquinha de seu bebê. Eles são muito sensíveis. Passe o suco na peneirinha antes de dar e prefira o copinho à mamadeira. Não acrescente açúcar e nenhum outro tipo de farinha.
- No almoço faça separada a papinha de seu filho, não use sal e somente outros temperos como alho e cebola e o tomate funciona como tempero também. Coloque um pedaço de carne pra cozinhar junto, depois tire. E se possível utilize panela de ferro, pois solta o ferro e ajuda na prevenção de anemias.
Para uma refeição bem equilibrada coloque para cozinhar pelo menos um alimento de cada grupo entre os grupos abaixo.
A - folhas: alface, almeirão, agrião, couve, espinafre, brócolis, repolho, serralha, chicória, acelga. (coloque para cozinhar junto)
B- Legumes: cenoura, abobrinha, beterraba, beringela, vagem, mandioquinha, couve-flor, nabo, chuchu, pepino
C- Feculentos: batata, cará, inhame, mandioca
D- Cereais: Arros, aveia e fubá.
Quando for servir acrescente azeite ou óleo e limão, ajuda a temperar e a não prender o intestino. E se possível dar cada ingrediente separadamente. E tambem, não há necessidade de bater o liquidificador, somente amasse e aos poucos vá dando mais consistente, a medida que o bebe vai aprendendo a mastigar.
- Café da tarde: Frutas. Dê uma fruta de cada vez para criança conhecer. E não acrescente açucar e mel ( muito cuidado com mel, contem bactéria que pode ser muito prejudicial a criança, só deve ser usado após 1 ano de idade). Qualquer fruta pode ser dada. Tente revesar um fruta quesolta com um fruta que prende o intestino para regular melhor o seu funcionamento.
A partir desse momento seu filho vai precisar de vitaminas, fale com seu pediatra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário